Alterando nome do Computador no Mac OS

Fala galacta! Tudo belezinha? Já vamos para a segunda publicação do ano neste humilde blog! Recorde! E qual objetivo desta publicação? Ensinar (e documentar) como alterar o nome do computador no Mac OS!

Toda vez que eu realizo uma instalação limpa do Mac OS e que abro o terminal pela primeira vez, sempre vejo algo parecido como Mac-de-bruno definido como nome do meu computador.

Particularmente, eu odeio isso! Gosto de nomear meus computadores com nomes do panteão grego de deuses. Meu computador principal (Windows) eu chamo de zeus e este Mac OS chamo-o de hades.

Contudo sempre necessito pesquisar na Internet como alterar no nome do computador no Mac OS, pois diferente do Windows e do GNU/Linux, não é uma tarefa trivial. Outro ponto em relação a esta postagem é que mostrarei um método no qual julgo eficiente dado as formas que geralmente vejo pela Internet.

A forma que apresentarei é composta por três comandos que devem ser digitados e executados no terminal. Cada comando irá alterar um aspecto relacionado ao nome do computador, seja localmente ou na forma como o mesmo apresenta-se na rede local de computadores.

Alterando o nome do hospedeiro (hostname) do Mac OS

O primeiro que vos apresento altera o nome de hospedeiro primário (primary hostname) no seu Mac OS. Este é o nome totalmente qualificado do seu Mac na rede.

> sudo scutil --set HostName <new host name>

Tomando como exemplo o nome do meu Mac e o domínio deste blog, um nome totalmente qualificado seria hades.profbrunolopes.dev.br, mas como não tenho nenhuma necessidade de trabalhar com nomes totalmente qualificados apenas coloco hades como nome.

Exemplos do comando acima com valores concretos:

# Nome completamente qualificado como manda o figurino
> sudo scutil --set HostName hades.profbrunolopes.dev.br

# A forma que eu uso
> sudo scutil --set HostName hades

Alterando o nome do hospedeiro (hostname) no protocolo Bonjour

O Bonjour é a implementação da Apple do zero-configuraton_networking (zeroconf), um conjunto de tecnologias que incluem: serviço de descoberta, atribuição de endereçamento IP e resolução de nomes.

O comando que vos mostrarei, altera o nome que o Bonjour utilizará para apresentar seu Mac na rede para os demais dispositivos que a compõe:

> sudo scutil --set LocalHostName <new host name>

Da mesma maneira, tomando como exemplo meu Mac, costumo executar este comando com o nome do meu computador, que neste caso, é hades:

> sudo scutil --set LocalHostName hades

Alteração do nome do computador

Este ultimo comando irá alterar o nome amigável do Mac (user-friendly computer name) que você visualiza no Finder:

> sudo scutil --set ComputerName <new name>

Seguindo a mesma forma que os comandos anteriores foram apresentados, tomarei como exemplo meu Mac e costumo executar este comando com o nome do meu computador, que neste caso, é hades:

> sudo scutil --set ComputerName hades

Resumo

Se você já leu esta postagem e só deseja apenas copiar os comandos para poder executar no seu terminal, os coloquei aqui para facilitar a sua, a nossa, a vida de todes!

> sudo scutil --set HostName <new host name>
> sudo scutil --set LocalHostName <new host name>
> sudo scutil --set ComputerName <new name>

P.S.: Lembre-se de, ao final de cada um dos comandos, remover a string que esta entre parenteses angulares (incluindo os próprios parenteses) e colocar o nome que você deseja para seu Mac.

Conclusão

Após digitar e executar esses três comandos o nome do seu Mac será configurado da forma como você deseja e todos os dispositivos de rede também enxergarão o nome configurado por você!

Espero que tenham gostado desta pequena e humilde postagem! Até a próxima!